Informação sobre esclerose, causas, sintomas e tratamento da esclerose, identificando o diagnóstico de esclerose múltipla, sistémica e outras


segunda-feira, 30 de junho de 2014

Entendendo a esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central (SNC) - o cérebro, medula espinhal e nervos ópticos. O sistema nervoso central é responsável pelo nosso funcionamento consciente e inconsciente, incluindo o movimento e a resposta a sensações como visão, tato e audição. Ele direciona estas funções através do envio de suas instruções, na forma de impulsos elétricos para os locais apropriados ao longo das fibras nervosas. As fibras nervosas são revestidas numa cobertura isolante protectora chamada de bainha de mielina que serve uma função semelhante à de revestimento em torno de fios eléctricos. A mielina é importante para acelerar a condução eléctrica ao longo das fibras.
O termo esclerose múltipla refere-se a múltiplas áreas de cicatrização (esclerose) espalhadas através do cérebro e da medula espinhal. As cicatrizes são o resultado de manchas de inflamação de cura. Estas são a causa básica de danos nas fibras nervosas e dos sintomas que aparecem de repente, e que são referidos como um ataque ou uma recaída. Manchas de inflamação curam espontaneamente ao longo de várias semanas ou meses, quando os sintomas podem resolver completamente ou diminuírem até se tornarem residuais. A inflamação causa danos, em particular para a bainha de mielina isolante que cobre as fibras nervosas, mas também causa danos nas próprias fibras nervosas (axónios). Em esclerose múltipla, o dano típico é muitas vezes referido como "desmielinização". A natureza dos sintomas e da sua gravidade dependem, em parte, do local da mancha de inflamação (ou lesão) e, em parte, da sua natureza e intensidade. 
O curso de esclerose múltipla varia muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas vão apenas experimentar sintomas leves durante a sua vida, enquanto outras vão ter recaídas seguidas de remissão incompleta quando a deficiência se agrava de forma gradual, com cada recaída experimentada. Um número de pessoas experimentam lentamente um agravamento progressivo da deficiência ao longo de muitos meses ou anos. Há incerteza quanto deste processo progressivo é devido à inflamação de baixo grau e quanto será devido à perda de fibras nervosas previamente danificadas.